Setembro Amarelo - Campanha de Prevenção do Suicídio

07/10/2016

Setembro Amarelo - Campanha de Prevenção do Suicídio

“A Vida Vale Ouro”

A equipe de Talentos Humanos, da Pluma Agroavícola - Unidade Dois Vizinhos, desenvolveu durante o mês de setembro a “Campanha de Prevenção do Suicídio” com o slogan: “A Vida Vale Ouro”, com objetivo direto de alertar as pessoas a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, falar sobre o assunto, conhecer os sinais e sintomas e suas formas de prevenção.

Foi realizado com a participação do palestrante, Cleiton Carnin, Psicólogo do Caps - Centro de Atenção Psicossocial de Dois Vizinhos, falando sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio.

Dentre as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o cuidado com pessoas em risco de suicídio, destacam-se:

  1. Estabelecer relações de confiança e ouvir com cordialidade;
  2. Tratar com respeito, ter empatia com as emoções e cuidado com o sigilo;
  3. Identificar pessoas em risco, ou seja, com história familiar de suicídio, tentativas anteriores, transtorno psiquiátrico, depressão, alcoolismo etc.
  4. Conversar com a pessoa em risco sobre o problema;


Em nossa sociedade o suicídio é cercado pelo desconhecimento, medo, preconceito, incômodo e atitudes condenatórias, o que leva ao silêncio em torno do problema, como a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto. Tais fatos condicionam barreiras para a prevenção.

A sensibilização, juntamente com a defesa e comunicação, pode impulsionar o processo de prevenção do suicídio. Lutar contra o silêncio é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.

Matéria feita por: Edinéia Borges - Talentos Humanos da Pluma Agroavícola – Unidade Dois Vizinhos.

 

Compartilhe
voltar